A Volkswagen diz que fez um protótipo do conceito de robô de carregamento de veículos elétricos que foi exibido pela primeira vez em forma de prova de conceito no final de 2019 , e que planeja continuar desenvolvendo a ideia. A gigante automobilística alemã aparentemente gostou tanto do conceito que o protótipo do robô de carregamento parece quase idêntico à versão do conceito, completo com olhos digitais piscando e ruídos R2-D2.
O robô - que, chocantemente para a Volkswagen, não tem um nome espalhafatoso ou bonitinho - funciona de maneira simples em teoria. Ao estacionar seu veículo elétrico em uma garagem, você (ou seu carro) pode solicitar que a bateria seja recarregada. O robô se solta de sua estação de acoplamento, conecta-se a uma de uma dúzia de baterias móveis, que então arrasta para o seu carro. O robô conecta a bateria ao seu carro e depois retorna à sua estação, pronto para atender a quaisquer outras solicitações de carregamento. Quando seu carro termina de carregar (ou você retorna de sua missão), o robô recolhe a bateria e a leva de volta para as prateleiras de carregamento, parando para deixar outros carros e pedestres passarem pelo caminho.
É uma ideia divertida, embora haja uma série de possíveis pontos de falha que a Volkswagen não abordou no comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira. Por um lado, o robô de carregamento depende dos carros estarem conectados a uma rede geral de algum tipo ( conhecida na indústria como V2X , ou “veículo para tudo”) para se comunicar com o robô. Mas essa é uma ideia que ainda não se consolidou, e é repleta de problemas pouco glamorosos, mas ainda assim fundamentais, como discutir sobre qual padrão usar .
Além disso, chamar esta versão do robô de carregamento de “protótipo” implica que a Volkswagen tem uma versão funcional, mas a empresa não a mostrou em ação como parte do anúncio de segunda-feira. Em vez disso, a Volkswagen apenas lançou um “primeiro vislumbre”, envolvendo apenas um comercial brilhante do robô e algumas fotos. O carregamento automatizado é uma ideia com a qual a Volkswagen vem brincando há algum tempo e, embora certamente não esteja sozinha , é uma das poucas grandes empresas que parece estar ativamente empenhada em fazê-la acontecer.
A Volkswagen já está construindo grandes redes de carregamento rápido nos EUA (Electrify America) e na Europa (Ionity) como parte de sua expiação maior para o escândalo Dieselgate. Algo como esse robô, então, pode parecer uma solução de carregamento mais complementar. Mas as redes de carregamento rápido não são realmente destinadas ao uso rotineiro; em vez disso, a maioria dos proprietários de carros elétricos fará a maior parte da carga em casa ou em estacionamentos. Portanto, encontrar uma maneira de tornar isso mais fácil é uma meta digna.
O robô de carregamento provavelmente não será a solução definitiva, mesmo se acabar funcionando bem. A Volkswagen já está testando uma ideia diferente em partes da China e em sua cidade natal, Wolfsburg, na Alemanha, que envolve colocar baterias dentro do que parece um pilar de estação de recarga mais padrão. Isso permite que a estação de carregamento acumule energia que pode ser usada para carregar veículos elétricos rapidamente, mesmo que a rede local não seja capaz de distribuir tanta eletricidade de uma só vez. A Volkswagen disse na segunda-feira que está planejando um lançamento mais amplo dessas chamadas “ estações flexíveis de carregamento rápido ” no início de 2021. Uma desvantagem dessas estações: não piscar os olhos.
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