Quando pensamos em privacidade e em quem pode acessar nossos dados de localização, geralmente nos concentramos em nossos telefones , e não na máquina que realmente nos leva aos lugares: nosso carro. Um relatório recente da NBC News trata da quantidade de dados coletados por nossos veículos e como podem ser usados pela polícia e por criminosos.
Seu carro, dependendo de quão novo é e dos recursos que possui, pode estar coletando todos os tipos de dados sem o seu conhecimento - incluindo dados de localização, quando suas portas foram abertas e até mesmo gravações de sua voz. O artigo da NBC usa o exemplo de Joshua Wessel, um homem que foi acusado de assassinato porque o caminhão da vítima tinha uma gravação de sua voz no momento do crime. O relatório também analisa uma empresa chamada Berla Corp., que construiu um negócio extraindo esses dados em nome da polícia.
Em linhas gerais, é difícil garantir qualquer tipo de proteção de dados, simplesmente porque os carros coletam muitos dados confidenciais. O software da Berla possui a capacidade de ler os IDs exclusivos de dispositivos Bluetooth e Wi-Fi que foram conectados ao sistema de infoentretenimento de um carro, bem como registros de chamadas, contatos e mensagens de texto. Mas os dados de infoentretenimento não são tudo o que pode ler - ele também pode ver os registros mantidos pelo computador interno do carro, revelando quando portas específicas foram abertas, além de fornecer um registro de localização do GPS embutido.
Não é apenas a polícia que consegue obter essas informações. A NBC menciona um australiano que usou um aplicativo para acessar dados ao vivo do Land Rover de sua ex-namorada . Ele não só conseguia acessar informações ao vivo sobre o carro, como também controlá-lo, ligando e desligando-o remotamente e abrindo janelas.
Eu vi em primeira mão como as pessoas não pensam sobre todas as informações que seu carro guarda. Recentemente comprei um usado e descobri que a concessionária não havia apagado nenhuma das informações do proprietário anterior. Eu poderia facilmente ver seu número de telefone e endereço residencial se eu quisesse (e eu tive que ver como eles nomearam seu telefone para excluí-lo do sistema).
O cerne do problema é que estamos compartilhando nossos dados privados com mais e mais dispositivos, e os sistemas nos quais confiamos para manter esses dados seguros estão cada vez mais complexos. Se realmente quisermos lidar com o problema, talvez tenhamos de dar uma olhada em nossos carros e começar a pensar na quantidade de dados de que realmente precisam.
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