Pular para o conteúdo principal

Facebook começa testar integração do Messenger nas mensagens do Instagram

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já revelou que quer que todos os aplicativos de sua empresa se unam de alguma maneira. Entretanto, é mais fácil falar do que fazer, especialmente considerando que muitas pessoas que usam Instagram, a joia da coroa do Facebook, não querem se aproximar do aplicativo azul. No entanto, pode ser um pouco mais difícil ficar longe dele em um futuro próximo.

O Facebook aparentemente começou a liberar uma atualização que integra seus sistemas de chat do Instagram e Facebook Messenger nos Estados Unidos. A nova integração foi anunciada silenciosamente por meio de uma mensagem pop-up que apareceu para os usuários quando eles abriram o Instagram em seus iPhones ou Androids.

Há uma nova forma de trocar mensagens no Instagram”, dizia o pop-up.

O aviso também descrevia as novas características que acompanhariam a integração. Aparentemente incluiriam um novo visual colorido os chats, a capacidade de reagir (às mensagens, imagino) com qualquer emoji, a possibilidade de arrastar sobre uma mensagem para respondê-la e de conversar com pessoas que usam o Facebook.

Para aqueles que estão assustados, não tenham medo, pelo menos não neste momento. O Facebook aparentemente não está forçando os usuários a atualizar o Instagram imediatamente. Não está claro por quanto tempo os usuários serão capazes de atrasar essa integração, embora seja lógico que eles provavelmente serão forçados a fazê-lo em algum momento.

Entretanto, se essas opções parecerem interessantes e você decidir atualizar agora, você verá que o ícone típico de mensagens do Instagram no canto superior direito do aplicativo mudou. Na versão mostrada pelo Verge, o ícone foi substituído pelo logotipo do Messenger, exceto pelas cores, que se encaixam no design do Instagram.

As conversas nas DMs do Instagram são, aparentemente, mais coloridas. As mensagens mudam do azul para o roxo, o que é um pouco difícil de imaginar. Um usuário no Twitter compartilhou telas de como está esse visual, que você pode ver abaixo.

Não dá para entender o porque que o Facebook decidiu fazer essas mudanças com gradiente de cor. O azul não é uma cor que se associa ao Instagram, embora o ícone do aplicativo tenha uma pitada de azul logo no topo. A cor azul remete ao Facebook, o que talvez seja o ponto.

Uma característica está ausente no momento: a capacidade de enviar mensagens aos usuários no Facebook a partir do Instagram. Como foi anunciada na mensagem que os usuários do Instagram receberam no aplicativo, é provável que isso se concretize em breve.

Permitir a integração de mensagens entre o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp faz parte do plano de Zuckerberg há algum tempo. Embora cada um dos aplicativos permaneça autônomo, o Facebook está trabalhando na integração de sua infraestrutura técnica. Isso significa que as pessoas que usam apenas um dos aplicativos do Facebook poderiam se comunicar com outros em seu império, mesmo que não usem o mesmo aplicativo.

Essa também é uma maneira de o Facebook competir diretamente com a Apple, que tem o iMessage, e os aplicativos do Google.

Como parte do esforço de integração, o Facebook também está incorporando criptografia de ponta a ponta em todos os aplicativos. Quando a notícia de seus planos foi publicada em 2019, a empresa disse que queria “construir as melhores experiências de mensagens” que pudesse e “facilitar o contato de amigos e familiares através das redes”.

“O Facebook está invadindo a Instagram”. Existem pessoas que tem contas em ambos os aplicativos, mas que definitivamente usam mais o Instagram. Essas pessoas certamente não vão gostar de ver o ícone do Messenger no Instagram, sempre lembrando que um de seus aplicativos favoritos pertence ao Facebook. Mas depois de um tempo, eles provavelmente vão superar isso. O Facebook está entrelaçado em nossas vidas, para o bem e para o mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Apple fechou temporariamente todas as 53 lojas na Califórnia e mais de uma dúzia em Londres

A empresa fechou temporariamente cada loja de varejo na Califórnia, muitos mais em todo os EUA, ambas as lojas no México, ambas as lojas no Brasil, e está prestes a fechar 16 lojas adicionais em todo o Reino Unido. São quase 100 lojas se incluirmos as que fecharam na Alemanha e na Holanda na semana passada, deixando quase um quinto das lojas da empresa agora fechadas em todo o mundo. Verifiquei a lista completa de lojas da Apple para confirmar, e com certeza: todas as lojas da Califórnia, todas as quatro no Tennessee, todas as três em Utah, todas as quatro em Minnesota, duas em Oklahoma e as lojas em Portland, Oregon; Anchorage, Alasca; Omaha, Nebraska; e Albuquerque, Novo México, estão todas fechadas na próxima semana - bem como as 16 lojas adicionais no Reino Unido, México e Brasil a partir de amanhã, 20 de dezembro. FIQUE EM CASA, USE UMA MÁSCARA Não é difícil adivinhar por que as lojas estão fechando, principalmente na Califórnia, onde COVID-19 viu seus quatro dias mais...

O Filmic DoubleTake permite gravar a partir de duas câmeras do iPhone ao mesmo tempo

Hoje, a Filmic está lançando um novo aplicativo para iPhones que permite capturar vídeo de duas câmeras ao mesmo tempo. O aplicativo, chamado DoubleTake, foi visualizado pela primeira vez no anúncio do iPhone 11 da Apple em setembro. Ele permite gravar dois arquivos de vídeo separadamente, de qualquer câmera do iPhone, para que você possa cortar entre eles ou capturar os feeds de vídeo exibidos juntos, como uma tela dividida ou uma imagem na imagem. Funciona bem - a questão é se os cineastas encontrarão alguma utilidade para ele, já que possuem o bem conceituado aplicativo de câmera profissional Filmic. O novo aplicativo é direto e fácil de usar. Você começa escolhendo de quais duas câmeras você gostaria de gravar: a ultra larga, larga, telefoto ou selfie. Nesta mesma página, você tem a opção de escolher taxas de quadros - 24fps, 25fps ou 30fps - que são gravadas em 1080p (não há opção para 4K). Você escolhe como deseja que a câmera se...

Vivo Selfie é pós-pago com assinaturas de Netflix, Rappi e mais serviços em breve

A Vivo anunciou nesta quarta-feira (20) uma nova opção pós-paga, chamada Vivo Selfie. O diferencial da oferta são parcerias com aplicativos, incluindo a assinatura do serviço em questão e um pacote de dados separado para ele. Em um primeiro momento, estão disponíveis promoções para o Netflix e Rappi, mas Spotify, 99 e Premiere serão incluídas em breve. A informação sobre os parceiros futuros foi dada pelo Technoblog, que encontrou informações escondidas no site da operadora. A Vivo diz em um comunicado de imprensa apenas que “nas próximas semanas serão anunciados novos parceiros para complementar a estratégia do novo portfólio”. Preços do Vivo Selfie O Vivo Selfie inclui a assinatura do parceiro, o serviço de celular com 25GB de internet e mais 25GB que também podem ser usados com a empresa que dá nome ao plano: No  Vivo Selfie Netflix , que custa R$ 164,99 mensais, o cliente terá acesso ao serviço de streaming, 25 GB de dados para navegar na internet + 25GB p...