Pular para o conteúdo principal

Comerciantes poderão criar lojas online no Facebook e no Instagram com o Shops

Muita gente já usa as redes sociais para vendas, da divulgação dos produtos até a negociação com clientes. De olho nisso, o Facebook anunciou o Facebook Shops (ou Lojas, como o escritório brasileiro chama a funcionalidade), um novo recurso para que comerciantes criem suas lojas online na rede social e no Instagram.

Com o Shops, é possível criar uma página com logo da loja e cores personalizadas. Os itens e seus preços ficam listados como em um catálogo online. Nos EUA, onde o recurso de checkout está disponível, o cliente poderá fechar o pedido e fazer o pagamento sem precisar sair da rede social. O lojista também poderá prestar atendimento usando o Messenger, o Instagram Direct e o WhatsApp de forma integrada.

O recurso chega em um momento bastante oportuno. Com a pandemia de COVID-19 e as restrições de circulação para conter a disseminação da doença, muitos pequenos negócios tiveram que fechar suas portas e vender seus produtos apenas pela internet. “Nosso objetivo é fazer a compra ser intuitiva e empoderar todos — dos donos de pequenos negócios à marcas globais — a usarem nossos aplicativos para se conectar com os clientes”, diz o comunicado do Facebook. 

O texto não diz nada sobre taxas, apenas que os comerciantes poderão criar suas lojas online na rede sem pagar nada. Ao TechCrunch, o vice-presidente de propagandas do Facebook, Dan Levy, disse que serão cobradas “pequenas comissões” sobre as vendas, mas que a monetização mesmo virá do aumento no número de anúncios na rede.

Esta não é a primeira experiência do Facebook com vendas. A rede social conta há anos com o Marketplace, um lugar para anúncios de vendas — geralmente, produtos usados e de segunda mão. O Instagram permite há algum tempo que comércios coloquem links para produtos em suas fotos, de maneira parecida com as marcações de amigos. E o WhatsApp ganhou no ano passado um recurso de catálogo virtual.

O Facebook Shops será disponibilizado ao longo das próximas semanas. O Instagram também deve ganhar novos recursos, como uma aba exclusiva para compras no aplicativo. Em breve, também será possível colocar links para produtos em lives. O Facebook também promete parcerias com programas de fidelidade e plataformas de e-commerce, como a Shopify.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Apple fechou temporariamente todas as 53 lojas na Califórnia e mais de uma dúzia em Londres

A empresa fechou temporariamente cada loja de varejo na Califórnia, muitos mais em todo os EUA, ambas as lojas no México, ambas as lojas no Brasil, e está prestes a fechar 16 lojas adicionais em todo o Reino Unido. São quase 100 lojas se incluirmos as que fecharam na Alemanha e na Holanda na semana passada, deixando quase um quinto das lojas da empresa agora fechadas em todo o mundo. Verifiquei a lista completa de lojas da Apple para confirmar, e com certeza: todas as lojas da Califórnia, todas as quatro no Tennessee, todas as três em Utah, todas as quatro em Minnesota, duas em Oklahoma e as lojas em Portland, Oregon; Anchorage, Alasca; Omaha, Nebraska; e Albuquerque, Novo México, estão todas fechadas na próxima semana - bem como as 16 lojas adicionais no Reino Unido, México e Brasil a partir de amanhã, 20 de dezembro. FIQUE EM CASA, USE UMA MÁSCARA Não é difícil adivinhar por que as lojas estão fechando, principalmente na Califórnia, onde COVID-19 viu seus quatro dias mais...

O Filmic DoubleTake permite gravar a partir de duas câmeras do iPhone ao mesmo tempo

Hoje, a Filmic está lançando um novo aplicativo para iPhones que permite capturar vídeo de duas câmeras ao mesmo tempo. O aplicativo, chamado DoubleTake, foi visualizado pela primeira vez no anúncio do iPhone 11 da Apple em setembro. Ele permite gravar dois arquivos de vídeo separadamente, de qualquer câmera do iPhone, para que você possa cortar entre eles ou capturar os feeds de vídeo exibidos juntos, como uma tela dividida ou uma imagem na imagem. Funciona bem - a questão é se os cineastas encontrarão alguma utilidade para ele, já que possuem o bem conceituado aplicativo de câmera profissional Filmic. O novo aplicativo é direto e fácil de usar. Você começa escolhendo de quais duas câmeras você gostaria de gravar: a ultra larga, larga, telefoto ou selfie. Nesta mesma página, você tem a opção de escolher taxas de quadros - 24fps, 25fps ou 30fps - que são gravadas em 1080p (não há opção para 4K). Você escolhe como deseja que a câmera se...

Vivo Selfie é pós-pago com assinaturas de Netflix, Rappi e mais serviços em breve

A Vivo anunciou nesta quarta-feira (20) uma nova opção pós-paga, chamada Vivo Selfie. O diferencial da oferta são parcerias com aplicativos, incluindo a assinatura do serviço em questão e um pacote de dados separado para ele. Em um primeiro momento, estão disponíveis promoções para o Netflix e Rappi, mas Spotify, 99 e Premiere serão incluídas em breve. A informação sobre os parceiros futuros foi dada pelo Technoblog, que encontrou informações escondidas no site da operadora. A Vivo diz em um comunicado de imprensa apenas que “nas próximas semanas serão anunciados novos parceiros para complementar a estratégia do novo portfólio”. Preços do Vivo Selfie O Vivo Selfie inclui a assinatura do parceiro, o serviço de celular com 25GB de internet e mais 25GB que também podem ser usados com a empresa que dá nome ao plano: No  Vivo Selfie Netflix , que custa R$ 164,99 mensais, o cliente terá acesso ao serviço de streaming, 25 GB de dados para navegar na internet + 25GB p...