A Apple divulgou na terça-feira uma grande atualização do ITP (Safari Intelligent Tracking Prevention), o recurso de privacidade que permite ao navegador da empresa bloquear cookies e impedir que os anunciantes bisbilhotem seus hábitos na web. De acordo com John Wilander, da Apple, engenheiro do WebKit por trás do recurso, o Safari agora bloqueia todos os cookies de terceiros. Isso significa que, por padrão, nenhum anunciante ou site pode segui-lo pela Internet usando a tecnologia de rastreamento comum.
É um marco significativo para a privacidade na Web, e coloca o navegador da Apple oficialmente dois anos inteiros à frente do Chrome, depois que o Google disse em janeiro que começaria a eliminar gradualmente os cookies de terceiros, mas não completamente até 2022.
“Cookies para recursos entre sites agora estão bloqueados por padrão em todos os aspectos. Isso é uma melhoria significativa da privacidade, pois remove qualquer senso de exceção ou 'é permitido um pouco de rastreamento entre sites' ”, observa Wilander na publicação do blog no WebKit, que é o mecanismo de navegador interno da Apple que poderes muitos de seus recursos sob o capô.
Wilander observa que os usuários podem não perceber uma grande mudança porque a ITP já faz isso mais ou menos. “Pode parecer uma mudança maior do que é. Mas adicionamos tantas restrições ao ITP desde seu lançamento inicial em 2017 que agora estamos em um local onde a maioria dos cookies de terceiros já está bloqueada no Safari. ”
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