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Amazon está expandindo seu modelo Go sem caixa para um supermercado completo

A Amazon está ficando mais séria sobre suas ambições de varejo físico com seu primeiro supermercado da marca Amazon. A loja abre hoje no distrito de Capitol Hill, em Seattle, confirmando relatos do ano passado que a Amazon estava desenvolvendo uma versão mais ambiciosa do seu modelo Go sem caixa. A nova loja, que The Verge visitou no final da semana passada, é de fato modelada com base em uma localização padrão do Amazon Go, mas foi expandida para incluir uma grande variedade de itens de supermercado que você encontra na Whole Foods, de propriedade da Amazon.

De fato, a loja compra vários de seus itens, incluindo alguns produtos e carne e outros alimentos frescos, de fornecedores da Whole Foods. Ele também carrega a marca 365 da Whole Foods para determinados itens. Mas a loja da Amazon oferece outros produtos, incluindo cereal matinal e refrigerante, que você não encontrará na subsidiária mais sofisticada da Amazon, focada em orgânicos.

A Amazon diz que a loja combina a disponibilidade do produto e os preços baixos de uma cadeia de supermercados como a Publix ou o Walmart com a conveniência e o rápido tempo de compra do seu modelo Go, com uma seleção que inclui grandes marcas populares e produtos orgânicos locais. Ele se junta às quase 20 lojas Go atualmente abertas em todo o país em cidades como Nova York e São Francisco.

As lojas Amazon Go usam câmeras aéreas e tecnologia de visão computacional, combinadas com a geofencing de smartphones, para rastrear compradores e itens em toda a loja. Dessa forma, o sistema pode identificar quando uma pessoa específica pegou algo da prateleira e o colocou no carrinho, e mesmo quando decidiu colocar algo de volta.

O resultado final é que os clientes não precisam fazer check-out. Quando você termina uma loja Go, sai e seu recibo é enviado a você pelo aplicativo complementar da Amazon. O mesmo acontece com o novo supermercado da Amazon, que possui carrinhos de compras, mas não há faixas de seleção ou balcões.

A Amazon diz que seu sistema Go foi treinado para lidar com situações complicadas exclusivas dos supermercados, como clientes que lidam com produtos não embalados que parecem semelhantes e ficam ao lado de outras frutas e legumes ou assados ​​não embalados que podem ser recheados em um único saco plástico. Você pode até comprar álcool tirando-o da prateleira e saindo, embora um funcionário humano precise verificar sua identidade antes de entrar na loja, se pretende ler o corredor de bebidas.

Foto por Nick Statt / The Verge

Foto por Nick Statt / The Verge

Foto por Nick Statt / The Verge

Até agora, as lojas Go se concentraram em alimentos preparados, lanches e uma pequena quantidade de itens de mercearia, incluindo alimentos congelados e condimentos. Alguns adquiriram licenças para vender álcool também. Mas nenhuma loja Go até o momento tem o tamanho ou o escopo do novo Go Grocery da Amazon, como é chamado. A localização, na 610 E. Pike Street, tem 10.400 pés quadrados, enquanto uma loja Go padrão tende a cair entre 1.200 e 2.300 pés quadrados.

Esse esforço de mercearia está começando pequeno, disse Dilip Kumar, vice-presidente de varejo físico e tecnologia da Amazon, à The Verge . Kumar diz que a Amazon não tem planos imediatos para abrir mais supermercados. Mas, se for bem-sucedida, uma mercearia da marca Amazon usando seu modelo Go, que permite que os clientes entrem e saiam muito mais rápido, pode se tornar uma avenida de rápido crescimento para a gigante do comércio eletrônico continuar expandindo sua presença offline.

E, de acordo com Kumar, o Amazon Go Grocery não tem como objetivo ser competitivo com a cadeia de alimentos integrais da Amazon, mas complementar. “Os clientes compram de muitas maneiras diferentes, em muitos locais diferentes. Às vezes você quer que seja entregue, algumas vezes você vai à loja, outras vezes, à Whole Foods. Nosso trabalho é descobrir como agregar valor ”, diz Kumar. “Como o cliente tem necessidades diferentes ... e coisas diferentes que procura em lojas diferentes, o que podemos fazer aqui neste tipo de formato neste bairro para agregar valor? Essa é para mim a seleção que realizamos, o preço que temos - mais a conveniência de apenas poder sair. ”

Embora a Amazon domine muitos setores do varejo on-line, ainda não fez grandes avanços no mercado de varejo off-line muito maior, um grande segmento relacionado ao consumo de alimentos e bebidas. As pessoas gastam US $ 800 bilhões por ano em compras nos Estados Unidos, das quais apenas cerca de 2% acontece online. Atualmente, o rival de varejo doméstico da Amazon, Walmart, lidera o mercado de supermercados em volume, e a enorme presença de varejo do Walmart em todo o país sempre coloca uma posição forte para vender aos clientes tudo o que eles precisam em um passeio de compras. O mesmo se aplica à Kroger's, a maior rede de supermercados dedicada do país.

Isso ocorre porque não apenas a maioria das pessoas compra alimentos frescos pessoalmente em supermercados, mas também usa as mesmas viagens para comprar utensílios domésticos, álcool e vários outros produtos que uma empresa como a Amazon poderia vender mais facilmente na loja do que conectados. Embora a Amazon possua serviços como o Prime Pantry para vender pacotes de utensílios domésticos e um serviço de entrega de supermercado chamado Amazon Fresh, seria imensamente difícil e dispendioso dimensionar esses serviços para alcançar todos os compradores de supermercado do país. É por isso que a Amazon investe no varejo físico em primeiro lugar.

Essa complexidade inerente ao mercado de alimentos é a razão pela qual a Amazon escolheu marcar sua nova loja como Go, em vez de optar por trazer seu modelo Go sem caixa para um local existente da Whole Foods. A Amazon quer a liberdade de vender produtos de pessoas das principais marcas que eles possam encontrar em uma loja da cidade, em um CVS de bairro ou em uma loja da Kroger, e não apenas nos produtos orgânicos e de alta qualidade que a Whole Foods vende hoje. Isso configura a Amazon para atender a uma variedade maior de clientes: vá às lojas para a multidão de almoços no escritório, vá às compras para o consumidor residencial cotidiano e Whole Foods para os mais orgânicos e afluentes.

Foto por Nick Statt / The Verge

“Esta não é uma loja Amazon Go maior. É um formato separado. Trabalhamos para trás a partir do que constitui um supermercado de bairro ”, diz Kumar. "Temos uma seção para alimentos para animais de estimação, utensílios domésticos, saúde e cuidados pessoais, higiene bucal, cuidados com a pele". Kumar diz que, para satisfazer as necessidades de uma mercearia, é preciso "ir além da comida" e incluir os itens que as pessoas normalmente compram durante um passeio normal, de toalhas de papel e saboneteira a xampus e desodorantes.

Além de tudo isso, o supermercado Go possui uma seção de padaria, bem como uma seção de refeições e lanches preparados, semelhante ao encontrado na loja Go padrão menor. A Amazon diz que também oferecerá itens de empresas locais de Seattle, incluindo doces da Seattle Bagel Bakery, iogurte de Ellenos e salsichas da Uli's.

Se a Amazon Go Grocery decola é uma questão em aberto, mas o lançamento constante das lojas Go até agora parece sugerir que o modelo sem caixa tem sido um investimento valioso para a empresa até agora. Kumar diz que a chave para a Amazon agora é garantir que ela esteja fazendo algo que os clientes realmente desejam.

"Qual o tamanho e a rapidez com que os clientes decidem isso", diz Kumar.

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