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App Store da Apple ainda limita as opções dos desenvolvedores de como ganhar dinheiro

Não é todo dia que conversamos sobre uma boa atualização de aplicativo utilitário antiquado. Eu não chegaria ao ponto de dizer que eles são uma raça em extinção, mas a dinâmica da plataforma da Apple App Store dos últimos anos tornou sua linha muito mais difícil de enxotar.

Essa é uma das razões pelas quais fico feliz em dizer que, se você é um usuário de Mac ou iPhone (ou, idealmente, ambos), deve absolutamente conferir os aplicativos Fantastical recém-atualizados. Existem alguns novos recursos e paridade entre plataformas - pessoalmente, estou empolgado com um aplicativo de calendário que se integra a vários aplicativos de tarefas.

O aspecto desta atualização que pode atrair alguma atenção é que ela está sendo migrada para um modelo de assinatura. Historicamente, esse tipo de movimento provocou consternação, mas não estou sentindo nada disso. São US $ 4,99 por mês ou - da minha maneira preferida para falar sobre preços de assinaturas - US $ 40 por ano (um desconto de US $ 20). Essa assinatura permite que você acesse os aplicativos iPhone, Mac, iPad e Apple Watch. Usuários que não são da Apple devem procurar em outro lugar.

Eu acho que o modelo de assinatura é totalmente justo, especialmente considerando o histórico de atualizações e qualidade da Flexibits. Isso é parcialmente porque, como aludi ao topo, realmente não existem opções melhores para essa categoria de aplicativos, dadas as regras estabelecidas pela Apple na App Store.

Se você assistiu à dinâmica do mercado da App Store nos últimos anos, nada disso será uma surpresa, mas vamos recapitular:

  • Primeiro, houve uma corrida ao fundo quando se tratava de preços. Muitos aplicativos custam US $ 0,99, o que define a expectativa do consumidor de que os aplicativos para iPhone são baratos.
  • Impulsionado por essa dinâmica e por listas classificadas na App Store, o mercado de aplicativos mudou para uma espécie de sistema baseado em hits, onde jogos e aplicativos gratuitos dominavam downloads.
  • (Muitos desses jogos mudaram para esquemas de compra no aplicativo muito céticos depois que a Apple mais tarde permitiu microtransações em aplicativos gratuitos, mas isso é uma história para outra época.)
  • Ao longo dos anos, a Apple se recusou a oferecer opções de preços mais flexíveis aos desenvolvedores. Nunca houve (e pode nunca haver) algo como "preços de atualização" na App Store, ao contrário de plataformas mais abertas como o Mac. Os desenvolvedores tiveram que oferecer gratuitamente novas versões importantes, cobrar dos usuários atuais a mesma quantia que os novos usuários ou tentar manipular um sistema de compra no aplicativo.
  • (A Apple também se recusou obstinadamente a permitir que qualquer aplicativo gesticulasse para o sussurro de uma idéia de que seria possível pagar ao desenvolvedor de qualquer outra maneira que não fosse o sistema de pagamento de 30% da Apple, e agora está enfrentando anti-trust reclamações sobre esse ponto, mas novamente, a história é outra hora.)
  • Talvez percebendo que as regras estabelecidas para a App Store estavam distorcendo a dinâmica do mercado de aplicativos, a Apple mudou para um novo sistema que incentivava as assinaturas, reduzindo seu corte após um ano.

Existem prós e contras no modelo de assinatura para desenvolvedores e usuários e todos eles são fortemente dependentes do contexto. Portanto, não estou julgando de uma maneira ou de outra - apenas apontando que o domínio dos possíveis modelos de negócios foi fortemente restringido pelas regras da App Store.

Essas limitações às vezes forçaram os desenvolvedores a tomar decisões estranhas e eu obviamente gostaria que a Apple se abrisse para mais modelos de preços. Eu gostaria especialmente que não se envolvessem em tão flagrante busca de aluguel quando se trata de reduzir as taxas no aplicativo.

De qualquer forma, o ponto é que, se você vê um aplicativo alternar para um modelo de assinatura, não é necessariamente porque é a coisa mais importante a se fazer - em vez disso, pode não haver outra opção real.

Uma coisa me impressiona sobre a mudança do Fantastical para um modelo de assinatura é o quão elegante ele foi tratado. Não consigo imaginar como forçar suas versões para suportar isso, mas o Flexibits está fazendo isso:

Se você já possui o Fantastical 2, no entanto, o Flexibits tem uma oferta muito legal para ajudar a mitigar esse sentimento, em parte. Se houver algum recurso no Fantastical 2 que agora seja um recurso Premium Fantastical, você ainda poderá usá-lo no aplicativo atualizado na plataforma em que é o proprietário, mesmo sem uma assinatura Premium.

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