Um pouco antes do Natal, uma viagem à loja da Nintendo Co. Em Tóquio levaria uma espera de uma hora para entrar e comprar um luxuoso brinquedo Mario ou um conjunto de pauzinhos com o rosto de Luigi.
Inaugurada em novembro no sexto andar do renovado shopping Shibuya Parco, a vitrine de 300 metros quadrados constantemente lotada exibe o apelo da propriedade intelectual da Nintendo, contrastando com o conservadorismo que a leva a subestimar habitualmente a popularidade de seus produtos.
As longas filas de compradores são um sinal da lealdade do cliente com a qual a Nintendo conta em 2020, à medida que aumenta seus esforços móveis e pondera os sucessores do Switch envelhecido.
Um dilúvio de fãs - estrangeiros e locais - dominou o mercado da Nintendo desde o momento em que foi aberto. A equipe do local disse que ainda não houve um dia sem uma longa fila de pessoas esperando para entrar, apesar da empresa distribuir ingressos numerados antes de abrir suas portas às 10h todos os dias. Em 9 de dezembro, a Nintendo twittou pedindo aos fãs que “se vestissem calorosamente” porque previa que eles teriam que esperar ao ar livre. Tudo isso apesar de um local fora do caminho que poucos tropeçariam na rua.
Nintendo vai provar a longevidade do Switch nesta temporada de férias
“A loja é um novo tipo de propaganda. A publicidade geralmente tem um custo, mas a Nintendo está gerando lucro, assim como nos jogos para smartphones ”, disse Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute. "Se as pessoas postarem em mídias sociais dizendo que levaram horas para entrar na loja, isso terá um efeito publicitário que não pode ser medido por dinheiro".
A fila para entrar no empório da Nintendo normalmente transborda por uma escada próxima. Uma vez lá dentro, os compradores não têm muito espaço - é um local compacto para uma das maiores e mais renomadas marcas do Japão. A fila dos caixas serpenteava pela periferia interna da loja e um turista usando um chapéu do Los Angeles Chargers disse que esperou mais de 30 minutos apenas para pagar suas compras.
Em um e-mail, o porta-voz da Nintendo, Tomokazu Nakaura, disse que a empresa está "grata a muitas pessoas que visitam todos os dias" desde a abertura e "desculpe por deixar os clientes esperando".
Embora os varejistas às vezes limitem o acesso para aprimorar sua marca, os imóveis limitados da loja de Tóquio sugerem que a Nintendo já foi contra as projeções. Um canto da loja é dedicado a permitir que os fãs experimentem os jogos do Nintendo Switch e o acessório de exercício Ring Fit. A Nintendo teve que se desculpar com os clientes no início deste mês por não atender à demanda esmagadora pelo Ring Fit. Em abril, a orientação consistentemente conservadora dos lucros da empresa foi descrita como " escárnio " por Atul Goyal, analista sênior do Jefferies Group, e suas previsões de vendas e receita para o ano estão abaixo do esperado pela maioria dos observadores do setor.
Como uma versão japonesa de Star Wars, a Nintendo pode - e faz - colocar sua marca em praticamente todos os tipos de itens cotidianos. Na loja, há camisetas, capas de telefone, pijamas, almofadas, cadernos, mochilas e todo tipo de pelúcia no universo expandido da Nintendo. As gravatas e moletons Legend of Zelda ficam ao lado de canetas e panelas Animal Crossing. A mais recente adição à linha é um par de saleiros e pimenteiros.
A Nintendo disse que aproximadamente metade dos 1.000 itens à venda são exclusivos do local de Tóquio, que é apenas o segundo desse tipo depois da Nintendo New York no Rockefeller Center.
Como a maioria das ações dos nikkeis, a Nintendo teve um bom 2019, pontuado por dois grandes saltos no preço das ações quando Pequim deu duas vezes o consentimento para a Tencent Holdings Ltd. distribuir o New Super Mario Bros.U Deluxe na China, primeiro para a versão de teste e depois para o final. O retorno da empresa à China, onde teve pouco sucesso anterior, será um desenvolvimento monitorado de perto até 2020. Um analista prevê que Nintendo poderá vender até 4 milhões de consoles Switch no país em março e as vendas iniciais após o lançamento em dezembro foram promissoras. .
Os desafios que a Nintendo enfrenta na China também serão verdadeiros no mercado em geral no ano novo. O Switch está aumentando em idade, os smartphones estão rapidamente substituindo os consoles, já que a plataforma de jogos preferida das pessoas e a Microsoft e a Sony preparam novos consoles para a temporada de férias de 2020.
"O valor da PI, como Mario e Zelda, está sendo aprimorado porque pessoas da China e do Sudeste Asiático visitam a loja e as veem", disse Yasuda, observando o "efeito sinérgico" de ter uma loja Pokémon Center e Capcom Co. ao lado de Nintendo Tokyo.
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